segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação e Arte.

           Conhecimento artístico é o conhecimento proporcionado pela arte, numa manifestação de saber que é expresso através do processo criativo, sistematizado por meio de habilidades adquiridas e emocionais.

           O conhecimento de si mesmo e da dança passa pela necessidade de conhecer a própria história e as manifestações culturais de seu povo. Na pré-história foram encontrados desenho de dançarinos em paredes de cavernas na África e no sul da Europa.   Essas pinturas podem ter mais de 20 mil anos.
A dança é sem duvida uma das maiores catalizadoras das manifestações de expressão do movimento humano. No Brasil pulsam o samba, o bumba-meu-boi, o Guerreiro, o forro, o afoxé, o xote, o xaxado, o rap, o hip-hop, as danças de salão, as danças entendidas como clássicas, a contemporânea, a moderna, o jazz, entre muitas outras manifestações que provam a diversidade cultural que caracteriza o país. Sendo assim, a dança é uma de suas expressões mais significativas. 
A educação acontece também nos espaços não escolares, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN): “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (BRASIL, 1996, art. 1). Buscar uma prática pedagógica através da dança mais coerente consiste em permitir ao indivíduo expressar-se criativamente, mostrando suas sensibilidades, habilidades sem exclusão social, caracterizando um agrupamento social.

               O universo da poesia é muito rico e encantador, e o professor é o mediador e iniciador das crianças neste mundo maravilhoso da leitura. E sabemos que o trabalho com leitura deve ser lúcido, prazeroso e bastante agradável. Alguns educadores utilizam a poesia para que os alunos possam ter um conhecimento da arte da poesia para que através deste tipo de atividade em sala de aula pode-se esta alimentando o habito para a leitura. Assumir esse desafio para melhorar sua pratica pedagógica. E muito importante e interessante, pois alem de incentivar a leitura, leva o mesmo a mergulhar nesse mundo maravilhoso do poema, como na forma de se expressar, reivindicar, falar ao mundo do mundo ou do seu próprio mundo. Poesia é uma forma de expressão nem sempre apreciada. Muitos acham que poesia é chato e, poucas vezes, ela é bem explorada na escola levando ao preconceito. Esquecemos que a poesia está diariamente em nossa vida, através das musicas. É a partir do habito que se compreende e é a partir da compreensão que se aprecia. Na educação infantil os recursos didáticos irão depender de aparelho de som, para tocar o referido cd da obra, televisão e DVD sobre a obra, internet para as pesquisas, maquina fotográfica, para registrar os melhores momentos, livros infantis, lápis de cor, giz de cera, tintas diversas, revistas para recortes, papeis variados, além de sucatas e outros. No ensino médio, a poesia já pode ser estudada na sua totalidade, uma poesia mais densa, que não será tão difícil entender apreciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário